Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Comunidades rurais e distritos participarão do Projeto "Conhecer Para Preservar"

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que realizará encontros com integrantes das comunidades dos Distrito de São Miguel do Cajuru, Vendinha, Zueira, São Sebastião da Vitória, Januário, Caquende, Cruzeiro da Barra, Engenho de Serra, Valo Novo e proximidades para conhecer o projeto "Conhecer Para Preservar".
Este projeto visa a proteção do Patrimônio Cultural e Arquitetônico destas localidades.

O encontro está previsto para acontecer no dia 21 de Janeiro, quinta-feira. Os locais serão igrejas e salões paroquiais das própria comuidades.


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João del Rei está quase pronta

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São João del-Rei está sendo equipada para, possivelmente, começar a funcionar em abril deste ano. Os pregões foram feitos e as aparelhagens já estão sendo compradas. Paralelamente à aquisição da infraestrutura, acontecerá a contratação de profissionais.
Reuniões ainda decidirão se haverá uma contratação emergencial de médicos, enfermeiros e técnicos ou um processo seletivo. A partir disso, será definida a data de funcionamento da UPA. Se tudo correr bem, até abril ela deve estar em funcionamento. Segundo o secretário municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, a saúde do município será muito beneficiada. “A UPA será um divisor de águas em São João del-Rei. Haverá a saúde antes e depois da UPA. Montaremos uma estrutura adequada e contrataremos profissionais que gostem de trabalhar no serviço de urgência-emergência. A UPA vai desafogar as duas casas de saúde e forçar o município a criar PSF’s (Programa de Saúde da Família) e a melhorar seu trabalho de atenção básica”, afirmou o secretário.

Funcionamento
A UPA funcionará 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, visando o atendimento de ocorrências repentinas, acidentes, infartos e urgências. “Só serão pacientes da UPA aqueles que precisarem de um atendimento emergencial. São casos em que o paciente não pode esperar para ser atendido”, disse José Marcos.

São João terá SAMU
O secretário municipal de Saúde garantiu a vinda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para São João del-Rei e região. “O SAMU vai atuar em toda a região de São João del-Rei, Barbacena e Lafaiete. Ele é macrorregional. Provavelmente, deverá começar a funcionar junto com a UPA. Trata-se de uma reorganização do serviço de urgência e emergência do Estado de Minas Gerais”, contou o secretário.
O SAMU funcionará, de acordo com José Marcos, em conjunto com toda a rede de saúde da região, inclusive com a UPA. “Os médicos indicarão quais pacientes e locais serão atendidos pelo SAMU. Quais casos são urgentíssimos e precisam ser atendidos imediatamente. O serviço de urgência e emergência terá outra qualidade, ficará mais rápido e mais eficaz”, informou. Fonte: Folha das Vertentes