Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

São J. del Rei avança nas políticas públicas para a juventude


CONHEÇA O  "PRO JOVEM ADOLESCENTE"

São João del Rei tem ao todo 200 jovens sendo  atendidos pelo Programa "Pro Jovem Adolescentes". São Jovens de 15 a 17 anos, dos bairros Senhor dos Montes e Tijuco, beneficiários do bolsa família ou encaminhados pelo Conselho Tutelar. Estes jovens exercem atividades de terça à sexta-feira nos períodos de 7:30 à 10:30 h e de 13:30 às 16:30.
O Programa é realizado nos campi Santo Antônio e Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei, numa parceria do Governo Federal, Governo Estadual, Universidade Federal e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana, tendo a frente a Secretária Aline Aparecida Gonçalves.
O programa Pro Jovem tem como objetivo:
- Apoiar o jovem na compreensão de que é possível planejar e construir seu próprio futuro.
- Promover o resgate de vínculos familiares, comunitários e sociais.
- Preparar jovem para o mundo do trabalho.
- Estimular no jovem o desempenho do papel de protagonista da sociedade.
Saiba como participar do Projeto:
- O jovem deve se inscrever nos (CRAS) Centro de Referência de Assistência Social, situados no Tijuco e no Senhor dos Montes de 8:00 às 17 h e na Secretaria de Assistência Social e Promoção Humana de 8:00 à 12:00 h.

CONHEÇA "O PROJOVEM URBANO"


O Município de São João del-Rei foi contemplado como Pólo Gestor do Projovem Urbano onde atende a aproximadamente 2500 jovens nos Municípios de Barbacena, Cláudio, Conselheiro Lafaiete, Lavras e Oliveira.
Só em São João del Rei o ProJovem Urbano atende hoje a 600 alunos e funciona em parceria com as Escolas Estaduais: Ministro Gabriel Passos; Tomé Portes del-Rei e Inácio Passos. São jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever mas não concluíram a oitava série do ensino fundamental.
Este programa tem duração de 18 meses ininterruptos e aos alunos matriculados que cumprirem as metas mensais de freqüência e aproveitamento será concedido um auxílio financeiro mensal, no valor de R$100,00.
Os Objetivos do Projovem Urbano tem como foco os jovens em situação de exclusão e vulnerabilidade social, proporcionando-lhes Formação Básica para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, nas áreas de Saúde e Telemática, com certificação de formação inicial; Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

Estes Projetos vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana, tendo à frente a Secretária Aline Aparecida Gonçalves e a interlocutora do Município Maria Lúcia Teixeira de Oliveira.