Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Na quinta-feira do pré-carnaval irreverência do Bloco das Domésticas com a consciência do Bloco do Pirulito misturam-se na avenida

O bloco “As Domésticas” é uma atração tradicional na quinta-feira que antecede o carnaval de São João del-Rei. Tendo iniciado no ano de 1978, já são 31 anos de sucesso de um bloco que é referência no carnaval de São João del-Rei.
Intitulado de “As Domésticas”, a característica deste bloco é o fato de se inverterem os papeis, ou seja, os homens se vestem de mulheres e as mulheres se vestem de homens.
O bloco atrai grande quantidade de foliões de todas as idades, com muita alegria e irreverência é um verdadeiro sucesso na cidade.
A concentração acontece na antiga rodoviária no centro da cidade. Acontece também, em frente ao Teatro Municipal um desfile de fantasias, onde uma comissão julgadora escolhe as melhores do bloco. O Bloco sai na quinta-feira que antecede o carnaval.

Bloco do Pirulito

Unindo cultura, irreverência, alegria e informação, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região conseguiu conjugar leveza e descontração com a seriedade necessária exigida na luta pela defesa da vida na prevenção contra a AIDS.
Iniciada em 1994 na cidade de belo Horizonte, ao longo dos seus 15 anos de realização a Campanha Carnaval Sem AIDS tornou-se uma referência de atividade sociocultural, que atua sobre o problema da epidemia da AIDS em período pré-carnavalesco, sendo que, desde 1999, ela também ocorre na cidade de São João del-Rei.
O grupo carnavalesco Bloco do irulito é fruto da Campanha Carnaval Sem AIDS. Sua trajetória, marcada pelo princípio de que é possível educar brincando, aliou a cultura carnavalesca à informação e prevenção da AIDS que, somando a outros esforços dos demais Atores Sociais, possui forte impacto social nos seus territórios de atuação, no período pré-carnavalesco. O Bloco do Pirulito integra, desde 98, a programação oficial do carnaval de Belo Horizonte e, a partir de 99, também a de São João del-Rei.
Em 2008, com a arrecadação recorde de 35.000 preservativos, o projeto realizou a maior distribuição da sua história. Foram 20.000 Kit’s preventivos e 15.000 “camisinhas” distribuídas da seguinte forma:
- Agências e departamentos bancários de Belo Horizonte, Contagem, São João del-Rei e Alfenas: 4.000 Kit’s
- População de Belo Horizonte: 12.000 Kit’s + 8.000 preservativos
- População de São João del-Rei: 2.000 Kit’s + 5.000 preservativos
- População de Alfenas: 2.000 Kit’s + 2.000 preservativos
Também foram realizadas quatorze apresentações teatrais (esquetes) nas agências e departamentos bancários de Belo Horizonte (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, HSBC, Unibanco, ABN-Real Bank, Mercantil do Brasil) para um público estimado em 1.200 pessoas (funcionários e clientes).
Além disso, na cidade de São João del-Rei aconteceu a Oficina do Samba (workshop, ensaio geral e lançamento do CD samba-enredo do Bloco do Pirulito), com a participação de integrantes da escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel/ RJ, numa iniciativa inédita de intercâmbio cultural entre sambistas, compositores e instrumentistas no município.