Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

“CIRCO TOKPOTOK” se apresenta em 5 escolas municipais

A Cia Tokpotok – Teatro e Animação Infantil de Londrina – PR, de Janaina Galdi e Giovana Sgarbi, e a trupe de atores que percorre muitos lugares e faz a alegria da criançada. Sempre preocupada em desenvolver uma estética de teatro infantil, em que o ator esteja mais próximo da platéia. trazendo para a cidade uma linha de serviços voltados principalmente ao universo fantástico da criança: teatro, animação e decoração.
O espetáculo para crianças “Circo Tokpotok” é baseado nas esquetes de palhaços circenses, com linguagem de teatro.Tudo para levar o teatro para crianças matriculadas em escolas públicas. Essa oportunidade cultural e educacional será oferecida gratuitamente a quase 2.000 crianças através da Secretaria de Cultura e Turismo de São João del Rei e do Ministério da Cultura, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, com apoio da Secretaria de Educação.

As apresentações acontecerão em São João del Rei em seis Escolas Municipais e:

- E.M. Carlos Damiano Fuzzato (CAIC) e Casa Lar, dia 15 de Junho, às 10:00h
- P.E.M. Polichinelo, dia 15 de junho, às 13:15h
- E.M. Professor Domingos Horta, dia 16 de junho, às 10:00h
- E.M.Maria Teresa, dia 16 de junho, às 14:00h
- P.E.M. Cantinho da Alegria, dia 17 de junho, às 10:00h
- E.M. Celso Raimundo da Silva, 17 de Junho, às 14:00h

SINOPSE DO ESPETÁCULO
É a história de um dono de circo falido. Com a falta de público, todos os artistas foram embora, decidiram buscar novas oportunidades de sobrevivência. Porém, antes de fechar definitivamente as porta do seu circo, o palhaço Rebuçado coloca um anúncio no jornal procurando novos artistas, com a esperança de recuperar o sucesso de temporadas inesquecíveis. Pipinela e Xurumela são duas palhaças desempregadas que se interessam pelo anúncio e chegam no “Circo Tokpotok” querendo conversar com o proprietário. Para conseguir o emprego, as duas palhaças apresentam diferentes números circenses envolvidos de confusões hilárias, que conquistam o público. O resultado é a criançada sorrindo, e a magia do circo voltando. Pipinela e Xurumela descobrem que ser palhaço é ser a estrela principal do circo, e constatam também, que só conseguiram o emprego porque trabalharam juntas, envolvidas pela amizade sincera existente entre elas.
Através da figura do palhaço aprende-se a lidar com as características mais intrínsecas, fazendo com que, as situações mais difíceis e complicadas se tornem mais simples e comuns do que se imagina.
O palhaço procura sempre olhar de uma maneira boa para o mundo que o cerca, despertar o palhaço que existe dentro de cada um, através do teatro é favorecer a fantasia, a imaginação e a criatividade da criança.