Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA

A UPA, sigla de “Unidade de Pronto Atendimento”, é um serviço entre a atenção básica e as unidades hospitalares. Trata-se de uma unidade de saúde que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. A unidade está equipada para atender as urgências.
Os pacientes devem se dirigir à recepção da UPA, onde são atendidos não por ordem de chegada, e sim conforme a gravidade do caso. Quem faz esta triagem, chamada de "classificação de risco", são profissionais de saúde qualificados e treinados. Ninguém sairá da UPA sem ser atendido.
A UPA conta, também, com uma "sala vermelha", para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital.
Para que o paciente não perca seu tempo, procurando a UPA e, ao mesmo tempo, sobrecarregando o atendimento, causando uma espera maior pelos pacientes, alguns procedimentos devem ser observados, como:
Procurar as “Unidades Básicas de saúde” ou as “ Unidades do PSF” (Programa de Saúde da Família) antes de procurar a UPA;
a gestante, em trabalho de parto, deve procurar a “Santa Casa da Misericórdia”;
o acidentado, grave, deve ser levado para o ”Hospital de Nossa Senhora das Mercês”.
A “Secretaria Municipal de Saúde” de São João del-Rei procura dar à população o melhor acolhimento e um atendimento de qualidade, com dignidade.
Promover o bem estar social, e melhorar a saúde da população, são os objetivos básicos da rede de atendimento de saúde do município.
A UPA é um dos meios para que estes objetivos sejam alcançados.

São João del-Rei, 06 de julho de 2011.
Secretaria Municipal de Saúde