Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

UPA S. J. del-Rei alcança mais de 95% de satisfação


Com apenas dois meses de funcionamento, a UPA São João del-Rei já contabiliza excelente aceitação dos usuários. Os dados de julho comprovam média de quase 83% de “ótimo” em todas as respostas sobre as etapas do atendimento. Para cerca de 4.500 usuários que procuram a unidade, por mês, a aprovação (Ótimo e Bom) soma 98,02%.


Prioridade
A função da UPA é atender pequenas e médias urgências. A UPA realiza a triagem dos pacientes, seguindo o Protocolo de Manchester, que considera a gravidade, urgência e evolução dos casos recebidos, em relação ao tempo necessário para atendimento.

Fidelização
Na pesquisa de satisfação de julho, a UPA obteve avaliações positivas desde a recepção até a assistência, tanto da Enfermagem quanto dos médicos. O item “ruim” não alcança 3,5% em nenhuma das perguntas. Questionados se recomendariam a unidade a outras pessoas, 97,22% dos usuários responderam que sim.

Vocação
A prioridade é para casos com risco de morte (vermelho e laranja), suplantando os atendimentos simples (verde ou azul). Porém, em julho, 57% dos atendimentos se encaixavam em casos que poderiam ser tratados na rede de atenção primária (postos de saúde). A UPA não é hospital e não deve receber traumas graves ou encaminhamentos de outro centro hospitalar.

Resultado
Mesmo assim, a Unidade tem feito o atendimento a 100% dos pacientes que procuram socorro, com alto nível de sucesso e agradece a confiança de São João del-Rei e mais 18 cidades. O resultado já aparece: mais de 95% de satisfação.