Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE SETOR DE ENDEMIAS - NO COMBATE A DENGUE

Foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de Outubro deste ano, uma pesquisa larvária no Município de São João Del-Rei. Esta pesquisa se chama LIRA’a – Levantamento de Índice Rápido pelo Aedes aegypti e tem por finalidade descobrir focos do mosquito transmissor da Dengue. De acordo com esta pesquisa, nosso município apresentou 19 (dezenove) focos positivos desse mosquito, o que nos conferiu um índice de infestação de 0,9%, portanto o município está classificado no momento como de baixo risco, uma vez que, o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%. Vários são os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde no intuito de acabar com a Dengue. Alguns deles são: Palestras em Escolas, Empresas, Associações de Bairro, Igrejas, etc., e mutirões de conscientização sobre a Dengue, além das visitas domiciliares. Afirmamos, porém que o apoio da população nestas ações é de fundamental importância, pois, foi este apoio da população em geral que contribuiu para a redução de focos do mosquito da Dengue e que, portanto é necessário que todos nós continuemos eliminando todo e qualquer tipo de recipiente que possa acumular água e se tornar um ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti.

Ação de Mobilização Social em São Sebastião da Vitória
No próximo dia 29/10/11 (Sábado), a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei através do seu Setor de Epidemiologia/Endemias, juntamente com o LION’s Club estará realizando uma Ação de Mobilização Social no Distrito de São Sebastião da Vitória nos horários de 8:00h às 12:00h. Convidamos toda a população desse Distrito e a quem interessar para comparecer e participar.
Operação Finados
No próximo dia 02/11/11 (quarta-feira), a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei através do seu Setor de Epidemiologia/Endemias estará realizando em todos os cemitérios do Município a “Operação Finados” que consiste em repassar aos visitantes destes cemitérios informações sobre a Dengue, visto que é muito importante que ao visitar o ente querido, a pessoa não coloque flores em vasos com água uma vez que o interessante é que se utilize terra; utilize de preferência flores artificiais que devem ser colocadas sempre com terra; que preencha com areia grossa os vasos de granito ou de ferro que são fixados nos jazigos e que descarte em local apropriado garrafas pet’s de água e refrigerantes bem como outros materiais que possam acumular água.