Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Casa dos Conselhos - saiba o que é isso!

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei o informa que haverá no dia 09.11.2011 ás 18:00, o lançamento oficial da Casa dos Conselhos – “Nossa São João”. Esta casa visa fortalecer o funcionamento dos Conselhos existentes no município assim como uma maior integração no intuito de diagnosticar e discutir importantes ações do município.

A Casa dos Conselhos pretende ser um elo entre a população e a administração pública em relação a cultura e ao turismo de São João del-Rei. A idéia é concentrar em um mesmo local os Conselhos de Patrimônio, Cultura, Turismo, Convention Bureau e Associação dos Amigos de São João Del Rei. É antes de tudo um projeto de governança, forçando a sociedade a fazer parte das responsabilidades com a cidade onde ele habita e planejando o futuro para as gerações vindouras.

O Espaço físico estará a disposição para os conselhos com telefone, secretária, armários e uma grande mesa de reunião e com aluguel custeado pelo Fundo Municipal de Cultura. Os conselhos poderão utilizar o espaço da maneira que lhes convier seguindo uma agenda para suas reuniões.

De três em três meses acontecerá o Conselhão, reunião composta por todos os conselhos que irá planejar e monitorar as ações da Secretaria de Cultura e Turismo de nossa cidade. Estas reuniões servirão para que os conselhos tenham também conhecimento das ações dos outros conselhos e que possam dividir esforços quando as ações forem comuns.

Nossa primeira ação será uma parceria com a Associação Comercial de São João del-Rei, para mobilizar os comerciantes do Centro Histórico a se adequarem de acordo com o decreto nº 4.762 de 03 de outubro de 2011, recentemente assinado pelo prefeito Nivaldo José Andrade que regulariza as placas e toldos comercias. Estaremos começando a implantar as ações a partir de um Fórum juntamente com os comerciantes da Avenida Tancredo Neves que deve ser a pioneira já que esta avenida foi uma das mais prejudicadas.