Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SAMU em São João del Rei - Salvando vidas!

O Município de São João del Rei receberá em breve, muito orgulhosamente o Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). Através de parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, com uma estrutura muito bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU funcionará 24 horas por dia com a finalidade de prestar socorro à população em casos de urgência e emergência.

    A Macrorregião de Saúde Centro Sul é composta por 51 municípios e através do SAMU 192 beneficiará cerca de 750 mil pessoas, o que implicará na redução de mil mortes/ano na região. Trata-se do principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, tendo como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde.

    Com o SAMU 192 na nossa região, reduziremos o número de mortes, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Importante destacar que o serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

    Mais que a efetivação de mais uma parceria importante, a implantação do SAMU 192em São João del Rei vem consolidar a integração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a retaguarda hospitalar. É  uma valiosa vitória para nossa população, uma vez que a mesma receberá atendimento de qualidade, com rapidez e eficiência fazendo valer os princípios do Sistema Único de Saúde e os direitos do nosso povo.