Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Encontro Microrregional do Agronegócio em São João del Rei

São João del Rei sedia, na quarta-feira, dia 11 de abril, o Encontro Microrregional do Agronegócio dos Campos das Vertentes, realizado pela Subsecretaria do Agronegócio do Estado de Minas Gerais, ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a AMVER – Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes. O evento será realizado na AMVER, sediada na Avenida Leite de Castro, n.º 1.364, Bairro Fábricas, de 9 às 16h.

 O objetivo é integrar as políticas públicas federal e estadual às políticas municipais destinadas ao desenvolvimento da agropecuária. “O que buscamos é potencializar ações e socializar planos, programas e projetos dos governos junto às lideranças municipais”, adianta o subsecretário do Agronegócio, Baldonedo Arthur Napoleão, que é o idealizador da atividade. De acordo com ele, a ação integra o Programa de Encontros Microrregionais (Promag) e é destinada a Agentes Municipais de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário, assim como Prefeitos, Secretários Municipais de Agricultura, Pesquisadores da Epamig, Extensionistas da Emater, técnicos da Ruralminas e do IMA, assim como presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Representantes de Associações de Produtores Rurais e de Cooperativas e Sindicatos Rurais. “Esperamos levar aos agentes municipais o maior número possível de informações sobre planos, programas e projetos da Seapa, do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, antecipa.

Como estratégia de operacionalização da proposta, foram mobilizadas 43 associações microrregionais de municípios do estado de Minas Gerais e diversas lideranças municipais. “Temos uma imensa área geográfica no nosso Estado e enormes distâncias a serem percorridas para que as informações sobre legislações, políticas públicas e programas relativos ao setor cheguem até os produtores rurais” observa Baldonedo, acrescentando que esses são fatores que limitam o desenvolvimento agropecuário. “E o papel dos agentes que operam no meio rural é fundamental nesse processo”, enfatiza. Segundo ele, ao final do programa, ele espera dispor de um cadastro atualizado desses agentes locais, o que irá contribuir para uma maior aproximação destes com as políticas públicas referentes ao setor.

Para mais informações, favor entrar em contato com a AMVER pelo telefone (32) 3371-7100 ou pelo e-mail pessoal@amver.org.br. Confira a programação abaixo:
Programação:
09h30 - Abertura Elmiro Nascimento - Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
10h - Cenários do Agronegócio e o Papel dos municípios Baldonedo Arthur Napoleão - Subsecretário do Agronegócio - Seapa
11h - Agricultura Familiar Alexandre de Sousa Monteiro - Coordenador de Agricultura Urbana e Periurbana - Seapa
11h30 - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta Bruno de Barros - Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário- Seapa
12h - Almoço (livre)
13h30 - Subprodutos Agropecuários na Alimentação Animal Daniela Cristina Bernardes Silva - Médica Veterinária - IMA
14h - Programa Minas Leite Rodrigo Puccini Venturin - Coordenador Estadual Minas Leite
14h30 - Manutenção e Operação de Estradas Municipais Joaquim Arildo Borges - Assessor da Diretoria Técnica - Ruralminas
15h - Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono (Financiamento aos Produtores Rurais) Fernando Costa - Ministério da Agricultura em Minas Gerais Jairo Andrade Silva Gallo - Analista Técnico Rural do Banco do Brasil
15h30 - Manifestação dos Participantes
16h - Encerramento