Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Prefeitura Municipal em busca de um Diagnóstico Rural Participativo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São João del-Rei realizou na última quarta-feira (25), a apresentação do planejamento das ações para o ano de 2015. O evento aconteceu no teatro do campus Santo Antônio da UFSJ e contou com a presença de representantes das várias comunidades rurais do município.

A equipe da Secretaria elencou ações necessárias a serem executadas na zona rural são-joanense, valorizando ainda mais a questão agropecuária. A primeira ação a ser realizada será a implantação do Diagnóstico Rural Participativo. Visitas serão realizadas nas comunidades e assim juntos detectar a realidade da zona rural de São João nos aspectos sociais, econômicos e cultural.

Outro destaque apontado, é o fortalecimento das diversas parcerias já realizadas pela Secretaria de Agricultura juntos aos órgãos de pesquisa e apoio na área rural. A equipe entende que é importante capacitar cada vez mais o homem do campo e oferecer a ele capacitação e informação para engrandecimento das suas atividades produtivas.

O momento aconteceu para a troca de informações e estreitamento de laços. Os presentes puderam saber o que a Prefeitura planeja alcançar para o fortalecimento do campo e a valorização dos produtos agropecuários.

O próximo passo será o agendamento das visitas às comunidades rurais e elencar ações necessárias com todos os moradores, avançando com projetos em andamento e elaborando metas importantes a serem realizadas.

Ao final foi servido um café mineiro com quitandas e queijo minas. As iguarias servidas foram feitas por pessoas que já foram beneficiadas com cursos de capacitação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.