Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prefeitura fiscaliza produtos de origem animal em estabelecimentos comerciais

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária, iniciou no mês de março, o trabalho de fiscalização no comércio de São João del-Rei.

 A ação fiscalizatória tem o intuito de coibir a comercialização de produtos de origem animal, sem o selo de inspeção do órgão fiscalizador, podendo este ser municipal, estadual ou federal. 


O objetivo da participação do SIM foi averiguar a origem do produto, bem como o produtor para trazê-lo pra legalidade, podendo assim, comercializar seu produto com selo de inspeção por todo o município.

 Foram visitados 15 estabelecimentos comerciais. Nas duas fiscalizações realizadas, foram encontrados e apreendidos produtos como: queijo minas frescal, manteiga, mel e mussarela. 

 A mussarela encontrada sendo comercializada no município é fabricada em Resende Costa-MG, possui o selo municipal, porém ultrapassou o limite de comercialização permitido pela lei federal que estabelece que o produto que possui registro municipal, poderá ser comercializado somente dentro do próprio município.

 Para solução e ampliação da comercialização dos produtos fabricados na região seria necessário a implantação do SISEI, em que há a equiparação entre a lei do SIM e do IMA. Vale lembrar que a nossa cidade está a caminho para ser o pioneiro na adesão deste serviço em que beneficiará todos produtores da região.