Páginas

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Combate à dengue não cessa nem no inverno

A Prefeitura de São João del-Rei, através da Coordenadoria de Endemias da Secretaria de Saúde, contará ainda este ano com ajuda dos agentes mirins que serão preparados nas escolas da rede municipal de ensino para o combate a focos de dengue, chikungunya e zika vírus.

O coordenador Juninho Jardim alerta também a população para os focos das doenças, mesmo no inverno. “Qualquer acúmulo de águas nas casas deve ser comunicado ao teledengue 3379-1565”. As ações para o segundo semestre deste ano serão divulgadas no início de agosto.

 Entulhos As ações contra essas doenças contam com o apoio de militares do Batalhão de Infantaria do Exército e de soldados da Polícia Militar e da Guarda Municipal que acompanham os agentes de saúde da prefeitura para verificar depósitos de água nos terrenos, nas caixas dáguas, no lixo e até em vasinhos de plantas que possam estar contaminados pelo mosquito da dengue.

 Essa semana, o setor de Endemias esteve no bairro Pio XII onde recolheu dois caminhões lotados de entulhos em algumas casas, serviço que conta com a ajuda do Barracão da prefeitura que disponibiliza os veículos. O total de entulhos, este ano, é estimado em 60 toneladas. E a retirada de veículos abandonados nas ruas não para: até agora, já foram guinchados cerca de 60 veículos.

 Em 2017, não foi registrada nenhuma morte, ao contrário de 2016 quando ocorreram dois óbitos, 1.712 casos confirmados de dengue e sete de chikungunya.