Páginas

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Em agosto, mais cinco equipes do PSF


Em agosto, começam a funcionar cinco novas equipes do PSF (Programa de Saúde da Família), sendo duas em Matosinhos, duas na Colônia do Marçal e uma equipe na Cohab. O anúncio foi feito pela enfermeira da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del-Rei, Priscila Peixoto.

Hoje são 13 equipes do PSF que cobrem 53% da cidade e distritos. Com essas cinco equipes, a cobertura alcançará 73% do município. O fortalecimento da Atenção Primária é uma dos principais preocupações do prefeito Nivaldo Andrade. Cada equipe é formada por um médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, psicólogo e agente comunitário de saúde.
Parceiros

Priscila Peixoto diz que “prevenir ainda é o melhor remédio” para evitar doenças. A atual administração, que implantou 12 das 13 equipes existentes, representada pelo prefeito e o secretário de Saúde, José Marcos Andrade, “não deixa faltar nada nas unidades de saúde da prefeitura”: insumos e equipamentos básicos, como aparelhos de pressão, medicamentos e mobiliário em geral.

Três setores cuidam da Saúde da população. A Atenção Primária atende o PSF e as unidades básicas de saúde; a Atenção Secundária responde pelas policlínicas e clínicas especializadas; e a Atenção Terciária pelos convênios junto à Santa Casa, ao Hospital de Nossa Senhora das Mercês e o tratamento fora de domicílio de alta e média complexidades.


Ela destacou, finalmente, a importância da parceria com os ministérios da Saúde e Educação, junto à UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei): “Convênios com os cursos de Medicina e Enfermagem do Iptan e da UFSJ somam para a melhoria da qualidade de atendimento em nosso município. Cursos de pós-graduação, capacitações e educação permanente estão sendo oferecidos para nossos servidores”, concluiu Priscila, que gerencia a Atenção Primária.