Páginas

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

São João del-Rei com quatro farmácias populares


Ao inaugurar, na tarde de segunda-feira (18 de agosto), a farmácia popular de Matosinhos, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade, anunciou a implantação de mais 4 unidades na cidade: nos bairros do Bonfim, Tijuco, Senhor dos Montes e na Colônia do Marçal, três em 2018 e a última em 2019.

Nivaldo enfatizou que as novas unidades “vão melhorar a vida das pessoas, com os remédios perto de casa”. O secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade, disse que o governo federal “fechou lá” (referindo-se à farmácia popular que ficava em frente da Catedral do Pilar) mas “abrimos aqui”.

A unidade de Matosinhos fica na avenida Tomé Portes Del Rei, 127, esquina da rua Vereador Emídio de Moraes, em frente ao conjunto residencial do Inocoop, telefone 3373-2978. Essa foi a segunda unidade de farmácia básica na cidade.

A primeira já funciona no centro da cidade, praça Dr. Salatiel, 55, telefone 3373-4317. A de Matosinhos vai funcionar também de 7 às 16h, de segunda a sexta- feira.

Gratuitos

 Os remédios gratuitos para a população fazem parte do Remume (Relação Municipal de Medicamentos), que inclui, entre outras doenças de atenção básica de saúde, diabetes, tuberculose, pressão alta e doenças respiratórias em geral: bronquite, rinite e sinusite. Essa unidade atende o Grande Matosinhos, com 30 mil pessoas, a Colônia do Marçal, Dom Bosco, Girassol e Cohab, com a descentralização e oferta de remédios para a população daquela região da cidade. 

Participaram também da inauguração a secretária de Governo, Adriana Rodrigues; o deputado federal Reginaldo Lopes; o diretor estadual de Saúde, José Raimundo Dias; a superintendente de Saúde da Prefeitura, Priscila Emanuele Peixoto; Stefânio Pires, líder do governo na Câmara Municipal, e os vereadores Altamir Zanetti, Jorginho Hannas, Rodrigo Deusdedith, Roberto do Rio das Mortes e Weriton de Andrade.

 Guarda Municipal 

 Na noite de segunda-feira, na sede da unidade do Corpo de Bombeiros, o prefeito Nivaldo Andrade entregou uma viatura e duas motos para a Guarda Municipal. Em breve, serão encaminhadas uma moto e outras duas viaturas, doação feita pelo governo de Minas.