Páginas

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Será amanhã Encontro Regional de Produtores de Leite


Um dia inteiro dedicado aos produtores de leite de 32 municípios da região. Assim, será o 17º. Encontro Regional de Produtores de Leite do Campo das Vertentes, marcado para esta quarta-feira, 13 de setembro, no Campo Experimental Risoleta Neves da Epamig, que funciona no campus Cetan da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

O evento começa às 8h30 com encerramento às 16h. Será aberto pelo prefeito Nivaldo Andrade. O tema principal será ‘Nutrição de Bovinos: o leite que entra pela boca do animal’.

 As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora da abertura. 

Produção 

O secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, José Egídio de Carvalho, espera receber cerca de 800 produtores rurais nesse encontro. Somente em São João del-Rei, há 4 mil produtores que produzem cerca de 4 milhões de litros de leite por mês, segundo informações do gerente regional da Emater, Ademir Mendes Guimarães, e do coordenador-técnico Odair José Jerônimo.

 “São novas tecnologias para melhorar a produção, principalmente nessa crise provocada pela seca, com a queda da ordenha de leite”, lembraram os dois técnicos da Emater.

 José Egídio lembrou ainda que a prefeitura deu total apoio aos torneios leiteiros realizados nas comunidades de Caburu, Cajuru, São Sebastião da Vitória, Caxambu, Zueira e Emboabas, em julho, agosto e setembro.

 Cerca de 490 animais foram atendidos com exames de brucelose e tuberculose e 2.700 km foram percorridos pelos técnicos entre fazendas, comunidades e a sede do município. O encontro tem o apoio também da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Epamig, Fapemig, Ima, Embrapa, UFSJ e Sindicato Rural de São João del-Rei, além de empresas privadas.